segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Fim da União Soviética


   - Chega ao poder Leonid Brejnev (foto)

   - Cria-se na sociedade socialista a "Nomenklatura", uma elite do socialismo

   - Governo marcado por corrupção, e estagnação economica, apesar da estabilidade.

  - Governo extremamente centralizado, ele cortou relações com a China e invadiu a Tchecoslováquia por conta da Primavera de Praga (movimento do governo em prol de um socialismo mais "humano" com apoio á criatividade e á arte.)

 - Crítica ao comunismo em excesso por parte dos países europeus aderentes ao mesmo, pelo excesso de centralização do governo soviético, e sua politica de intervenção.

- O país, cada vez mais exporta matéria prima e compra produtos industrializados, para favorecer o interesse da elite local.

- O país invade o Afeganistão (1979).

- Morre Brejnev e chega ao poder, posteriormente, Mikhail Gorbachev. (foto)

- Gorbachev se preocupa em acelerar a politica de desarmamento

- Gorbachev retira as tropas do Afeganistão e tenta o máximo possível cortar gastos.

- Criada a Perestroika e a Glasnost

GLASNOST: É a abertura da imprensa do país, permitindo cada vez mais a Liberdade de expressão. Ela tinha como objetivo permitir que o cidadão soviético influisse no governo de seu país, podendo dar opiniões e assim buscando melhorá-lo cada vez mais.

PERESTROIKA: Significa reconstrução. Gorbachev queria reduzir os gastos com armamentos e reestruturar a união soviética na situação econômica.

- A Glasnost porém dá margem aos países marginais como os países Bálticos á reivindicarem sua independência.

Gorbachev em visita á Lituânia com o objetivo de pedir á população que se acalmasse, e ouvir as críticas ao socialismo por parte da população. Segundo o mesmo, a viagem foi produtiva e a independência dos países Bálticos era algo fora de cogitação. Uma mês depois, a Lituânia declara independência. (foto)

-  Fim do monopartidarismo e liberalização do Leste Europeu

- Crise econômica, com o desabastecimento interno e ameaça constante de golpe (foto)

- Bóris Yeltsin, prefeito de Moscou detém os golpistas, junto com a população russa e fica como "herói".

- Yeltsin, vira um claro opositor de Gorbachev e cada vez mais, ganha popularidade e prestígio.

- Gorbachev cada vez mais se vê isolado, no seu enfraquecido cargo de presidente da união soviética.

- Várias repúblicas se tornam independentes, e se cria o Estado da Rússia, DENTRO da União Soviética, que vira uma espécie de "símbolo".

- Para acabar logo com isso, Yeltsin cria a CEI (comunidade dos Estados Independentes) que envolve os estados recém-independentes e a Rússia, e faz a União Soviética de vez acabar (foto)

- Isolado, sem apoio e sem poder algum dentro de seu território, Gorbachev renuncia ao cargo de presidente do país, que já não mais existia.


ENTENDA FATORES QUE LEVARAM Á CRISE NO GOVERNO GORBACHEV:

1 - A Economia estava lascada. Isso por que, para favorecer as elites, Brejnev se limitou á exportar matéria prima e importar produtos industrializados, como carros americanos e outros produtos para alegrar a "elite soviética" o que afetou a economia.

2 - A Glasnost, criada por Gorbachev deu á um povo que nunca teve liberdade alguma na vida (literalmente, do terror do czarismo, partiram pro comunismo), a oportunidade de falar tudo o que queria e pudesse. Isso gerou uma ampla confusão

3 - Nessa confusão gerada pela Glasnost, a população dos países Bálticos tiveram pela primeira vez, voz. E com essa voz, eles puderam reclamar do sistema soviético centralizador e declarar independencia.

4 - A independencia dos países Bálticos e de outros territórios importantes como a Ucrânia, somada á crise econômica que o país sofria, somada á falta de abastecimento no país, advinda dessa crise gerou uma desestabilização tremenda, que mais tarde vai resultar em tentativas de golpe.






Nenhum comentário:

Postar um comentário